Você tem cuidado da sua saúde?

Nos últimos anos tenho conversado com profissionais de diferentes áreas e segmentos do mercado e tem me chamado atenção que muitos deles têm se queixado de estarem adoecendo.

Alguns me contaram que passaram por fases bem difíceis na vida, uns relataram períodos de depressão, outros sobre sua ansiedade, outros com síndrome do pânico, outros com dificuldades para dormir, dentre outras manifestações que estão diretamente ligadas, no meu ponto de vista, a uma falta de equilíbrio em áreas que são consideradas cruciais em nossas vidas.

O ponto comum é que eles estão muito preocupados e temerosos com o futuro e, por isso, não têm conseguido colocar na sua prática diária atividades que lhes dêem prazer. O dia deles tem se resumido a trabalho, trabalho e mais trabalho.

Vários estudos mostram que termos o equilíbrio em nossas vidas é crucial para nossa saúde física e emocional, mas com a correria do dia a dia muitas vezes nos esquecemos o que isto significa na prática.

Eu entendo o momento dessas pessoas, pois, afinal, os compromissos financeiros não dão nenhuma trégua e o mercado e a vida andam cada vez mais competitivos.

Tenho estudado muito sobre o tema e o grande segredo, que na realidade todos nós sabemos e muitas vezes não nos damos conta, é que a vida não se resume a trabalho. O equilíbrio é necessário e muito saudável para a nossa produtividade e felicidade, tanto no campo pessoal como no profissional.

Isso significa que todos nós precisamos revisitar nossa programação diária, semanal, mensal e anual, e passar a dedicar mais tempo às atividades que nos dão prazer.

É muito importante trabalharmos naquilo que gostamos, porque isso faz com que o nosso dia fique mais leve. Talvez você ainda não tenha encontrado esta atividade, ou pode até ser que sua atividade seja aquela que você adora exercer, mas por razões variadas ela está te sobrecarregando e o que precisa ser feito é um ajuste em busca do equilíbrio. Seja qual for o seu momento, se faz necessário investir tempo em você e no seu momento presente.

Tenho tido a oportunidade de estar muito próxima de pessoas que se permitiram fazer uma pausa para balanço e com isso realizaram as mudanças e adequações necessárias.  Posso afirmar que elas estão mais felizes e realizadas. Isso é perceptível na fala e no gestual delas. E, além de se sentirem mais leves e produtivas, têm recebido ótimos feedbacks de pessoas que as cercam.

Por isso, como em tudo na vida, o primeiro passo precisa ser dado. E este pode ser nos permitindo parar e refletir quais são as coisas que nos dão um prazer especial, que são capazes de colocar um sorriso em nossos rostos, e acrescentarmos essa atividade no nosso dia.

Na minha vida, em particular, aprendi ao longo dos últimos anos a destacar 4 aspectos importantes para atingir esse objetivo. Eles são campos de diferentes ciências que estudam o comportamento humano, os quais, carinhosamente, batizei de “engrenagem da vida”.

São eles: os pensamentos, as emoções, o físico e o espiritual.

  1. Aprendi que nossos pensamentos são a chave do nosso sucesso, porque quando mantemos pensamentos positivos e afirmativos, nos conectamos com uma vibração mais favorável do mundo que nos cerca e atraímos coisas maravilhosas para nossa vida. 
  2. Considero as emoções o tempero da vida: em excesso fica indigesto e em escassez fica insosso. Procuro diariamente estar em contato com elas. Quando são positivas eu as curto, quando são negativas procuro entendê-las e lido com elas da melhor forma que posso. E isso tem me feito muito bem. 
  3. Pratico atividade física regularmente, mesmo nos dias de maior preguiça e nos de frio ou chuva, e confesso que isso tem me feito um bem enorme. 
  4. No campo espiritual, reservo diariamente um tempo que considero justo e adequado para as minhas orações, meditações e reflexões.

Cuidar das minhas plantas tem sido uma prática deliciosa porque me permite exercitar mais de um elo da minha “engrenagem da vida” ao mesmo tempo.

Outro aspecto que a ciência destaca como muito importante são as horas de sono adequadas para nos recompormos física e emocionalmente. O sono é um santo remédio, porque é por meio dele que o nosso cérebro elimina as toxinas que se acumularam ao longo do dia e se recompõe para mais uma jornada no dia seguinte.

E estar com amigos e familiares em deliciosos encontros faz um bem enorme para a nossa alma. Procuro praticar isso regularmente, afinal um espírito alegre e feliz nos dá mais força e coragem para tocarmos os desafios do dia a dia.

Tenho tido a oportunidade de compartilhar estas minhas reflexões e experiências com meus amigos, colegas, familiares e clientes, e tenho percebido que muitos deles também estão colocando a sua “engrenagem da vida” para funcionar de forma equilibrada, também conquistando uma qualidade de vida muito melhor.   

E você, o que tem feito para colocar a sua “engrenagem” em movimento?

Nos vemos no próximo artigo.

Grande abraço,

Marcia Sales Longaretti