Vamos falar sobre criatividade?

O que é criatividade?

Criatividade é a habilidade que todos os seres humanos têm de pensar “fora da caixa”, de trazer novas ideias e soluções para o nosso dia a dia.

Por que não me acho uma pessoa criativa?

Talvez porque você pode ter medo de se expor, de passar vergonha ou simplesmente porque nunca havia pensado sobre o tema.

Nós estamos acostumados a relacionar criatividade principalmente ao campo das artes de uma forma geral e esquecemos de considerar o “pensamento criativo”, que é a habilidade que temos de identificar um problema, analisá-lo, buscar soluções, formular hipóteses, testá-las e implementá-las.

Existem estudos sobre o tema?

Sim, a criatividade vem sendo estudada pela neurociência há muitos anos. Existem estudos que mostram que o nosso cérebro é capaz de produzir novas células nervosas e novas conexões também na vida adulta, diferentemente do que se acreditava no passado.

Outra descoberta importante é que durante o processo criativo nós utilizamos todas as áreas do nosso cérebro, com seus diferentes processos cognitivos e emoções, trazendo as ideias inovadoras para o nosso dia a dia, ao contrário do que se imaginava anteriormente, quando se acreditava que apenas o hemisfério direito era o influenciador do pensamento criativo.

Se esse é um tema que te interessa, assista abaixo o programa Manhã Leve da TV Aparecida, onde abordardamos o tema de forma criativa e descontraída.

Falar sobre criatividade é sempre muito rico e inspirador, por isso esse tema merece ser explorado nos próximos artigos. Caso você tenha alguma dúvida sobre ele, me escreva e vamos trocar ideias a respeito.

Abraços,

Marcia Sales Longaretti