Saiba o que é Coaching Profissional e o que ele pode fazer por você e por sua empresa

Como falamos no artigo anterior, o Coaching é uma metodologia focada em alcançar resultados por meio do estabelecimento de metas, criação e implementação de um plano de ação estruturado que ajudará a pessoa a sair da situação atual e chegar na desejada.

Falamos também que esse processo de desenvolvimento contribui para o aprimoramento de várias áreas da vida de uma pessoa, afinal o coaching tem diferentes nichos. Um deles é o Coaching de Vida, destinado para as pessoas que buscam o aprimoramento e o equilíbrio da vida pessoal e profissional.

Hoje falaremos sobre o Coaching destinado ao mundo dos negócios e toda a sua amplitude: o Coaching Profissional.

Coaching Profissional

Coaching Profissional é bastante abrangente porque pode atuar com:

Dentre outras áreas de atuação, dependendo da necessidade a ser trabalhada pelo Coachee.

“Lembre-se que Coach é quem conduz o processo e Coachee é a pessoa que passará por ele.”

Essa metodologia possui diferentes objetivos. Dentre eles estão o aumento de resultados e performance de colaboradores de uma organização, a amplificação da capacidade de criação de relacionamentos e comportamentos harmoniosos de profissionais, dentre muitas outras possibilidades de desenvolvimento.

Quem procura?

Coaching Profissional pode ser contratado por pessoa física e/ou jurídica:

Pessoa jurídica: estarão envolvidos nesse processo o Coach, um representante do departamento de RH ou administrativo, o Coachee e seu líder/gestor.

Importante informar que as sessões serão sempre realizadas entre Coach e Coachee e que o conteúdo delas será sempre confidencial, ou seja, não será compartilhado com o líder/gestor e nem com RH ou área administrativa.

Pessoa física: estamos falando de profissionais – independentes da organização – que querem desenvolver algum aspecto do seu desempenho profissional.

Coaching Profissional não é procurado somente quando os resultados de uma empresa ou de um profissional não são satisfatórios. Muitos profissionais de sucesso e organizações renomadas, quando querem atingir o próximo estágio de excelência de sua atuação, utilizam o Coaching Profissional como uma metodologia para esse fim.

Seja para crescer na própria empresa, ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo abrir o próprio negócio, o Coaching Profissional é a melhor maneira de atingir seus objetivos de forma sustentável e satisfatória.

Como funciona na prática?

Coaching Profissional dura em média seis meses, com sessões quinzenais que podem ser presenciais ou à distância. Porém, como acontece no Coaching de Vida, o processo pode se estender dependendo do tema e do estágio de desenvolvimento do Coachee nesse processo.

O indicado é que as sessões ocorram em um lugar neutro, de preferência fora do ambiente de trabalho do Coachee. Assim, ele se sentirá mais confortável para expor suas ideias, preocupações e emoções ao longo de todo o processo.

Assim como acontece no Coaching de Vida, o autoconhecimento é essencial. Somente quando o profissional se conhece, tem clareza dos seus pontos fortes e dos seus pontos de desenvolvimento, é que ele pode se gerenciar. Dessa forma, terá mais facilidade e abertura para conhecer, se relacionar e gerenciar outras pessoas e as situações do dia a dia.

Vale lembrar que o Coaching Profissional, quando contratado por uma empresa, precisa ser muito bem alinhado entre todos os envolvidos. Nessa metodologia existem expectativas do profissional que passará pelo processo e também da organização.

Por isso, e para melhores resultados, o ideal é que o Coach que conduzirá esse processo seja uma pessoa com experiência executiva no mundo corporativo, para que conheça a realidade do outro lado da mesa, o que certamente facilitará a compreensão do que está acontecendo e fará a conexão com a demanda do cliente mais naturalmente.

Quais são os benefícios?

Quando o Coaching Profissional é bem conduzido, os resultados impactam positivamente o Coachee, a empresa em que atua e todas as pessoas a sua volta.

Veja alguns ganhos:

  • Reflexão do ambiente em que está vivendo;
  • Aprender a lidar com as diferenças, com as mudanças e com os erros;
  • Aumento da segurança nos processos de tomada de decisão;
  • Aumento da autoestima;
  • Descoberta de novas formas de pensar, agir e realizar;
  • Melhora no desempenho profissional;
  • Obtenção de resultados mais efetivos.

Quer saber mais? Clique para ler outros artigos sobre Coaching e liderança.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti