Reflexões de final de ano

Existe um restaurante que gosto muito em Itapema, SC, primeiro porque a paisagem é maravilhosa, com uma vista linda para o mar, que deixo como imagem desse artigo. A comida e o atendimento também são excelentes. O proprietário, que se chama Fábio, tem uma linda trajetória profissional. Ele é um empreendedor muito bem sucedido e mantém a simplicidade e a leveza que encantam a todos os que têm a oportunidade de conhecê-lo e de frequentar os seus estabelecimentos e a sua equipe.

Nas paredes deste restaurante existem algumas frases que sempre me levam a pensar. Uma delas me remeteu à seguinte reflexão: “Os desafios surgem para nos fortalecer e nos levar a patamares mais altos!”

Fazendo agora um balanço de 2020, confesso que não vi o ano passar. Foram muitos desafios, muitas descobertas e muitas conquistas.

Escolhi aproveitar este período para me atualizar academicamente, para intensificar mais os meus rituais diários que incluem a meditação, minhas orações e reflexões, além de também ter ampliado os cuidados com a minha saúde física e a proximidade, mesmo que remotamente, com as pessoas que são importantes para mim.

Quando olho para as pessoas à minha volta, vejo que muitos também conseguiram se reinventar e encontrar forças no meio de tantas restrições e conheço também aquelas que estão trilhando caminhos em direção a sua busca interior que as ajudarão na superação de alguns desafios.

Com todas essas reflexões, para mim ficou ainda mais claro que cada um de nós está em um ponto de desenvolvimento desta longa jornada que é a vida, em alguns aspectos mais adiantados e em outros nem tanto. Porém, a força que nos une é uma linha tênue que é forte o suficiente para nos ajudar a compreender que apesar de todos os desafios que o ano nos trouxe, apesar de todas as diferenças que existem entre nós, podemos unir forças, conhecimentos, habilidades e experiências para dar a nossa contribuição para transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para se viver.

Eu posso afirmar com certeza que o saldo do meu ano foi muito positivo, por isso eu agradeço a vida pela oportunidade de poder estar e encontrar pessoas tão especiais que fizeram deste ano, tão atípico, um ano de despertar tão importante para a minha evolução como pessoa e como profissional.

E agora eu te pergunto, como é o balanço do seu ano? Você já parou para refletir sobre ele?

Se ainda não teve tempo, eu te convido agora a pegar uma folha de papel e registrar:

  1. Quais foram os seus principais desafios?
  2. Em que estágio eles estão da superação?
  3. Quais os aprendizados que eles trouxeram para a sua vida?
  4. Quais as descobertas sobre você que eles trouxeram?
  5. O que você quer para o seu novo ano?
  6. E o que fará para tornar o seu desejo realidade?

Aproveito aqui para desejar a você e seus familiares, um final de ano abençoado e um novo ano repleto de muitas alegrias, saúde, sonhos e realizações!

Boas Festas!

Marcia Sales Longaretti

Me siga no instagram: https://www.instagram.com/marciasaleslongaretti/
Junte-se ao meu canal Minuto da Pausa no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOt_p3bRaSRLOX0gVh6OEJQ