Reflexão de final de ano!

Estamos novamente em dezembro! O ano passou muito rápido…

Esse é um período do ano que gosto muito, porque é tempo de confraternizar e celebrar o término de mais um ciclo com os amigos e familiares e também fazer um balanço de como foram os últimos doze meses.

Sentada aqui no meu escritório estou lembrando dos inúmeros acontecimentos e reflexões que o ano de 2019 trouxe para mim.

Uma das reflexões que compartilho aqui com você é a importância de nos mantermos abertos e atualizados nesse mundo em constante transformação em que a Inteligência Artificial se faz cada dia mais presente.

A velocidade com que as informações chegam é assustadora. Temos visto diariamente as mudanças pelas quais diferentes setores do mercado estão passando com a implementação de sistemas inteligentes que estão aí para facilitar, agilizar e transformar a forma como os negócios estão sendo feitos.

Certamente o impacto em nossas vidas é sentido de imediato, basta olharmos para os novos modelos de negócio como aplicativos de locomoção, formas como hoje fazemos reservas em hotéis e em companhias aéreas, os sistemas de comunicação de vídeo e voz, dentre tantas outras novidades que nos possibilitam ficar mais próximos de clientes, amigos e familiares de outras cidades e até mesmo de diferentes países.

Para que possamos continuar competitivos nesse mundo que está em constante transformação precisamos continuar aprendendo novas habilidades, ampliando os nossos conhecimentos e lapidando os nossos comportamentos e atitudes perante a vida e os relacionamentos com as pessoas e também com toda essa nova tecnologia.

O futuro já é agora, e o profissional que continuará tendo sucesso é aquele que souber utilizar de forma positiva todos esses conhecimentos e informações para se manter competitivo no mercado. E para isso também precisará lapidar as suas habilidades de gerenciamentos das suas emoções, os seus relacionamentos com pessoas com diferentes perfis, ter flexibilidade, além de estar em dia com as suas habilidades estratégicas, técnicas e de liderança.

Certamente a tecnologia já está trazendo mais eficiência para os processos das nossas vidas profissionais e pessoais. E se soubermos fazer um bom uso de todas essas novidades, teremos mais tempo para estar com as pessoas que amamos, além de usarmos a nossa criatividade e a nossa força de trabalho para fazer a diferença no mundo.

Nesse mundo incerto e complexo, a comunicação clara, o trabalho em equipe e a colaboração mútua serão ferramentas importantes para navegarmos nesse novo modelo de realidade.

Finalizo o meu ano com um balanço positivo. Coloquei no ar um projeto que há muito tempo estava desenhado no papel e que tem me dado muito prazer, que o meu canal no Youtube que se chama “Minuto da Pausa”. Convido você para conhecê-lo:

E agora eu te pergunto: Qual é o balanço do seu ano? Quais são as reflexões que te acompanharão ao longo de 2020 e que contribuirão para que o novo ano seja repleto de alegria e realizações para você?

Desejo a você, seus familiares e amigos, um ótimo fechamento de ano e que possam aproveitar esses dias finais para realizar o seu balanço e aproveitarem as festas para recarregar as energias e iniciar 2020 de forma a transformá-lo em um ano produtivo e com muitos momentos de alegria e realizações.

Um Grande Abraço e Boas Festas!

Marcia Sales Longaretti