Quarentena, Como lidar com o Home Office?

Em tempos de Coronavírus, muitas pessoas estão trabalhando remotamente, essa tem sido a recomendação dos órgãos oficiais.

Sabemos que pela atividade, muitos profissionais não estão podendo se recolher para essa quarentena e devemos agradecê-los por isso. Porém, a grande maioria de nós podemos e devemos fazer.

Quarentena não é período de férias, e, no meu modo de ver, deve ser um tempo produtivo de nossas vidas. E a produtividade não está ligada só ao trabalho, ela está ligada a sermos pessoas melhores com a gente mesmo e com as pessoas e o mundo à nossa volta.

No mundo moderno e conectado que vivemos, todos sempre temos muitas atividades a desempenhar. O corre-corre diário não nos permite olhar para as coisas mais simples do dia a dia, como o nascer e o pôr do sol, o desenvolvimento das plantas no jardim ou no vaso de casa, parar para dedicar tempo de qualidade para estar com as pessoas que amamos. Muitas vezes não conseguimos assistir um filme ou ler um livro ou escutar uma boa música.

E agora, que estamos em quarentena, temos muito tempo para poder equilibrar a nossa vida com diferentes atividades. Temos as atividades de trabalho que precisam ser realizadas, porque temos um compromisso com os nossos clientes, e se você é funcionário de alguma empresa, você tem o compromisso com o seu empregador.

Fazer home office pode ser desafiador, porque além do compromisso profissional, principalmente nesse momento talvez também tenhamos compromissos com a casa, com a família. E não podemos esquecer do compromisso com o nosso desenvolvimento e bem estar, o que inclui cursos de atualização, momentos para relaxar e descobrir outras potencialidades e talentos que todos temos.

Se você é líder, tem um papel muito importante que é de inspirar a sua equipe, mesmo que remotamente, a olhar a vida de uma maneira ainda mais abrangente. Porque quando cada um de nós, sejamos líderes ou membros de um time, estamos nos sentindo completos, porque as nossas necessidades básicas estão atendidas e acreditamos nas nossas potencialidades e temos uma meta muito importante a ser conquistada, nós nos enchemos de força, coragem e determinação para construirmos uma jornada que nos levará a essa meta importante.

Por isso nesse período em que estamos em quarentena as minhas sugestões para você são as seguintes:

  • Identifique dentro da sua casa um espaço onde possa produzir longe das distrações.
  • Tenha uma lista de atividades, com tempo de realização e prazos de entrega.
  • Estabeleça uma rotina, com horário de início e término das atividades, e tempo adequado para o almoço, lazer e horas de sono.
  • Mantenha contato com os colegas da empresa e do mercado, utilizando o telefone, meios digitais de trocas de textos e conversas em vídeo.
  • Mantenha contato com os seus familiares e amigos, mesmo que remotamente.
  • Reserve tempo para as atividades que te dão prazer e que te ajudarão a tranquilizar o coração e serenar a mente, pois elas também te fortalecerão nesse período.
  • Se você gosta de meditar, medite, e se quiser aprender, agora é a hora. Existem vários aplicativos que poderão te ajudar.
  • Se conecte com a sua essência e com a vida, silencie por alguns minutos. Tem um livro do Deepak Chopra que é o meu livro de cabeceira, que se chama as 7 leis espirituais do sucesso. Nele há reflexões importantes para quem gostaria de aprender outras formas de se conectar consigo mesmo e com algo maior.
  • Se você tem alguma crença ou religião, também a pratique.
  • Se tiver como exercitar o corpo, também o faça.

Essas são algumas dicas que poderão te ajudar a enfrentar esse momento com mais serenidade e com isso você se fortalecerá para continuar fazendo a diferença para um mundo melhor para todos.

E agora eu te pergunto: como você acredita que pode organizar a sua programação diária durante essa quarentena, de forma a sair fortalecido e confiante desse momento?

Espero que essas reflexões possam te ajudar a enfrentar esse momento de maneira mais positiva.

Me envie sua dúvida, terei o maior prazer em compartilhar minhas ideias e experiências com você.

Abraços e te vejo no próximo artigo.

Marcia Sales Longaretti