Saiba porque o “pensamento crítico” é um dos fatores de sucesso na era digital

Pensamento crítico é uma competência crucial no nosso dia a dia de trabalho, principalmente nos momentos de tomada de decisão. E agora, na era digital, será um dos fatores críticos de sucesso e sabe por quê?

Porque o pensamento crítico é a habilidade que nós seres humanos temos de raciocinar, combinando informações, experiências, observações e a nossa imaginação. Com isso, transformamos todo esse conteúdo em soluções e alternativas que geram valor para a nossa vida e também das pessoas a nossa volta.

O World Economic Forum destacou que o profissional do futuro que terá mais sucesso e visibilidade será aquele que fizer interpretações de dados de forma perspicaz e será procurado para trabalhar com questões de alta complexidade e interconectividade em diferentes campos, como ciências da computação, engenharia e biologia.

Apesar do destaque deles ser para as áreas mencionadas acima, acredito que todos nós precisaremos ter esta habilidade bem desenvolvida ao longo dos próximos anos.

E uma forma de desenvolver o pensamento crítico seria encontrarmos proativamente situações que nos permitam exercitá-lo. Um exemplo poderia ser o de buscar quais as tendências de mercado para um setor do seu interesse.

Com este tema escolhido você poderia iniciar as suas pesquisas, coleta de informações em diferentes fontes, troca de ideias e experiências com pessoas envolvidas nesta área, além de observar periodicamente os fatos e os acontecimentos referentes ao tema.

Ao final desta etapa, com todos os diferentes inputs, você poderia preparar questões que serão respondidas por você e que te ajudarão a estimular o seu raciocínio e a fazer conexões entre as relações e inter-relações entre pessoas, processos e áreas.

E tendo a clareza necessária, ficaria mais fácil estruturar cenários/hipóteses e testá-las de forma a chegar a uma ou mais conclusões sobre o tema.

Se você estiver praticando com um tema específico do seu cenário profissional ou circulo social, este exercício poderá ajudá-lo a tomar decisões que beneficiarão você e o meio do qual faz parte.

Para mim essa competência é bem complexa, porque exige de nós abertura para explorar o novo, sair da nossa zona de conforto e do modo automático de resolvermos determinadas situações. Eu acredito que à medida em que conseguirmos dominar essa habilidade, passaremos a enxergar e a lidar com o mundo por uma perspectiva muito mais ampliada.

Esse assunto não acabará neste artigo, uma vez que ele se relaciona com vários outros, que também foram trazidos pelo World Economic Forum que acontece em Davos, como Resolução de problemas complexos e Criatividade. Aliás, já dediquei alguns artigos em 2017 para falar sobre Criatividade.

E você, como você percebe a importância do pensamento crítico nas suas atividades diárias?

Grande abraço e nos vemos no próximo artigo.

Marcia Sales Longaretti