Papel do líder no momento do COVID-19

Em um momento delicado como o que estamos vivendo, o líder tem um papel muito importante para manter a moral e a performance do seu time, afinal é ele quem deve estabelecer a direção e mostrar o caminho para as pessoas da sua equipe.

A pandemia de coronavírus tem feito os líderes de Governo de todo o mundo se reunirem para criar as melhores estratégias para superar esse momento difícil. O mesmo tem acontecido nas instituições de ensino, esportes e, como não poderia ser diferente, nas empresas. E os líderes são os responsáveis em garantir a segurança das pessoas e, paralelamente, cuidar de todas as estratégias e mudanças necessárias para assegurar que seu negócio continue em movimento, mesmo com todo o caos que tem acontecido no mundo lá fora.

Quando me lembro da expressão “Liderar é uma arte”, ela não poderia ser melhor expressada que nos dias de hoje, porque mesmo com toda a crise, o líder precisa continuar inspirando e motivando as pessoas para que elas continuem acessando o melhor dentro delas, pois assim elas seguirão contribuindo de forma produtiva e efetiva com o sucesso do meio em que estão inseridas.

Talvez você seja líder em uma empresa que não tenha os recursos necessários para permitir que os funcionários trabalhem remotamente desde já, o que certamente dificulta ainda mais encontrar estratégias que mantenham a sua equipe segura e produtiva.

Ou, talvez você lidere equipes em uma empresa com os recursos tecnológicos necessários para que elas possam trabalhar à distância e o seu desafio está em mantê-las motivadas, focadas,  produtivas, cumprindo prazos e metas.

Seja qual for o desafio que esteja enfrentando, o importante agora é manter-se alinhado aos seus valores para que você, juntamente com outros líderes, possam identificar quais são as oportunidades que um momento como esse têm a oferecer para o seu tipo de negócio e quais são as melhores estratégias para serem implementadas, de forma que você garanta o bem estar de toda a sua equipe e a produtividade do seu negócio.

Para os que não estão acostumados a trabalhar remotamente, certamente haverá um aprendizado importante nesse período e alguns pontos precisam ser considerados. Aqui vão eles:

  • O líder precisa orientar sua equipe a identificar dentro de suas casas um espaço onde possa produzir longe das distrações.
  • Ter uma lista de atividades, com tempo de realização e prazos de entrega.
  • Estabelecer uma rotina, com horário de início e término das atividades, e tempo adequado para o almoço.
  • O líder precisa manter contato frequente com cada uma das pessoas da equipe, utilizando telefone, meios digitais de trocas de textos e conversas em vídeo.
  • É preciso estimular a equipe a se manter conectada com os demais colegas da empresa e do mercado para troca de experiências, ideias e insights.
  • O líder precisa estabelecer reuniões em vídeo com todos para compartilhar informações, estratégias, comunicados, premiações e reconhecimentos das performances individuais e das de grupo, pois isso os ajudará a ter a certeza de que estão trilhando a estrada correta, além de manter a motivação e engajamento de todos, mesmo em momentos difíceis.

Lembre-se que liderar pelo exemplo é a melhor forma de você garantir que a sua equipe continue motivada e comprometida com você e com a empresa, porque quando sua fala está conectada com seus valores e os da empresa, e as suas ações materializam todo esse conjunto, os vínculos de confiança se fortalecem.

Em um momento como esse, encontrar formas de estarmos presentes, mesmo que remotamente, fará toda a diferença na sua vida, na das pessoas e na do seu negócio.

E agora eu te pergunto: Quais são os desafios que você e sua equipe estão enfrentando nesse momento de pandemia?

Me envie sua dúvida, terei o maior prazer em compartilhar minhas ideias e experiências com você.

Abraços e te vejo nas redes sociais.

Marcia Sales Longaretti