Liderar é uma arte que pode ser aprendida

Liderar consiste em ir além da definição e gerenciamento do que fazer, como, quando, por quem e quais os recursos necessários para se atingir o objetivo traçado.

Liderar implica no estabelecimento da direção, por meio da criação de uma visão de futuro, na qual as estratégias e mudanças necessárias são desenvolvidas e comunicadas para a equipe impactada.

Liderar significa inspirar e motivar as pessoas para que acessem o melhor dentro delas, para que com isso possam contribuir de maneira mais produtiva e efetiva para o sucesso do meio no qual estão inseridas.

Muitas pessoas acreditam que para ser um líder você precisa ter nascido líder, o que não é fato. A liderança é uma competência que pode ser aprendida.

Existem várias formas de se desenvolver essa competência. O mercado fornece ótimas metodologias. Porém, como em tudo na vida, é necessário tempo e dedicação para esse aprendizado. As pessoas só aprendem se estiverem motivadas, se enxergarem o sentido desse aprendizado para as suas vidas e se estes aprendizados estiverem conectados com os seus valores.

Líderes aprendem com líderes. E o verdadeiro líder é aquele que apoia sua equipe na busca de seus talentos e seus dons para que seja o melhor que pode ser.

Muitos se perguntam: “Como posso me tornar um verdadeiro líder, aquele que inspira, que mostra a direção e apoia o processo de mudança?”

Ao longo desses anos trabalhando com o desenvolvimento de pessoas em posições de liderança, ficou claro para mim que existem alguns pré-requisitos importantes nesse processo:

  1. Você precisa gostar de pessoas, porque o líder interage com elas a maior parte do tempo e cuida de seu desenvolvimento.
  2. Você precisa estar aberto para aprender sobre o tema.
  3. Você precisa estar disposto a trabalhar no seu autoconhecimento e desenvolvimento.
  4. Você precisa ser agente de mudança, primeiro da sua vida, para depois poder contribuir com o processo de mudança e desenvolvimento das pessoas a sua volta.
  5. Você precisa querer mudar alguns comportamentos que impedem ou limitam a sua atuação como líder.
  6. Você precisa estar disposto a viver novas experiências.
  7. Você precisa genuinamente querer se dedicar e se doar para o outro. Porque o verdadeiro líder acolhe, apoia, tem compaixão, inspira e desperta no outro aquilo que ele tem de melhor.

Convite para reflexão:

O que você tem feito hoje para se desenvolver como líder?

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti