Líder do séc.XXI!

O séc.XXI nos trouxe muitos desafios e temas importantes para serem refletidos e estudados por todos nós que somos líderes em nossas áreas de atuação.

Me refiro a temas como sustentabilidade, ética, cooperação, inteligência emocional, mundo VUCA dentre tantos outros temas que abordarei nos próximos artigos para contribuir com as suas reflexões.

No meu modo de compreender o momento que estamos vivendo, acredito que os líderes da atualidade precisam desenvolver competências como diversidade, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, inteligência emocional, criatividade, inovação, flexibilidade, dentre outras para terem sucesso.

Eu acredito que os líderes que já estão adaptados a viver nesse ambiente VUCA (V = volatilize = volátil; U = uncertainty = incerto; C =  complexity = complexo; A = ambiguity = ambiguo), são menos apegados ao próprio passado, ou seja, dos sucessos e conquistas que tiveram, para aprender a lidar com as mudanças e oportunidades que o cenário atual e o futuro têm a oferecer.

Todos já ouvimos a expressão “life long learning”, aprendizado para a vida toda. Isso significa dizer que o que nos trouxe até aqui não será o que nos levará ao futuro que tem se apresentado e àquele que tanto desejamos conquistar, isso porque as mudanças estão sendo exponenciais nessa 4a. Revolução industrial em que estamos.

A tecnologia e a inteligência das coisas mudaram a nossa forma de lidar com a nossa vida e com o mundo a nossa volta.

A pandemia acelerou processos que talvez ainda levassem alguns anos para serem implementados e vividos por todos nós e a forma como gerenciamos e lideramos as nossas equipes também mudou mesmo sem estarmos preparados para essas mudanças.

Tenho percebido de uma forma geral que neste momento em que a pandemia exigiu de todos nós uma nova forma de lidar com o presente e com os desafios do futuro incerto, muitos dos líderes com quem trabalho diretamente precisaram acelerar o aprimoramento de muitas das competências acima citadas. 

No meu entendimento, estas competências estão interligadas até porque, para lidar com um cenário incerto, é necessário ter uma cultura de diversidade, na qual as pessoas tenham formas de ver e de experimentar o mundo, abrindo assim discussões que ajudem a encontrar soluções para problemas complexos com os quais as organizações e os líderes estão lidando. 

São tantas as possibilidades de desenvolvimento para o líder do século XXI buscar, que tudo dependerá do momento de carreira e dos aprendizados que ele já teve até aqui.

Por isso, cada um de nós devemos olhar para a nossa jornada e buscar analisar e avaliar quais são as competências que já possuímos e quais precisamos desenvolver, além de avaliar dentre as nossas experiências quais devemos nos desapegar para abrirmos espaço para os novos desafios e aprendizados que certamente virão.

Pense nisso!

Me envie sua dúvida, terei o maior prazer em compartilhar minhas ideias e experiências com você.

Te vejo no próximo artigo.

Marcia Sales Longaretti

Me siga no instagram: https://www.instagram.com/marciasaleslongaretti/
Junte-se ao meu canal Minuto da Pausa no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOt_p3bRaSRLOX0gVh6OEJQ