Inteligência Emocional na prática

Mais um ano se inicia e janeiro já chega ao seu final.

Para mim foi um mês de férias e de renovação de energia. Ao longo desse período, tive a oportunidade de estar e falar com pessoas de diferentes áreas de atuação e também de diferentes culturas. Pude perceber um otimismo no olhar e na fala de muitas delas, o que achei muito interessante, afinal com essa “vibe positiva” naturalmente criamos coragem e força para transformarmos este ano em um período muito produtivo e gratificante para nós e para as pessoas a nossa volta.

Para o artigo de hoje, escolhi falar sobre inteligência emocional – IE, com o objetivo de atender algumas solicitações de pessoas que me perguntaram o que significa ter Inteligência Emocional na prática.

A IE é a capacidade de lidar com as nossas emoções a medida que elas surgem. É termos um alinhamento entre nossos pensamentos, emoções e ações. Ou seja, quando temos um alinhamento entre os nossos pensamentos e emoções, podemos melhor escolher o que iremos falar e fazer.

É muito importante lembrarmos que as emoções sempre nos acompanharão ao longo da nossa vida, porque, como foi dito no artigo “Vamos falar sobre emoções?”, elas são reações biológicas do nosso organismo, o que significa dizer que quando algo nos “pega”, a gente percebe um desconforto interno e instintivamente tende a reagir. Porém, se temos IE, entendemos esse processo que está acontecendo dentro de nós e escolhemos como lidar com a situação.

Ter inteligência emocional é muito importante para que possamos construir e manter relacionamentos saudáveis, estabelecer a calma frente a situações mais delicadas e difíceis, tomar as melhores decisões, dentre inúmeras outras vantagens.

Como toda competência, nós podemos aprendê-la e desenvolvê-la, o que significa que quanto mais a praticarmos, mais expert a gente fica.

Por isso, não espere ficar em uma situação delicada que te deixe estressado e ansioso para começar a praticá-la, porque esse momento dificultará isso. Se você quer ter mais IE, passe a fazê-lo hoje mesmo. Coloque essa meta na sua vida e parta para a ação.

Não obstante, no artigo “Como lidar com as emoções em 4 passos” você encontrará uma dica muito eficiente de como lidar com as suas emoções no momento de stress.

A seguir deixo algumas sugestões para estimulá-lo a iniciar esta prática ainda hoje:

  • Planeje o seu dia e inclua nele algumas atividades que te coloquem em movimento, como por exemplo uma caminhada pela manhã, após o almoço ou ao final do dia.
  • Dedique pelo menos 10 minutos do seu dia para fazer, com foco total, uma atividade que goste e que te traga calma e prazer. Pode ser a leitura de um bom livro, ouvir uma boa música, cuidar das suas plantas, colocar foco na sua respiração, etc.
  • Meditação guiada também ajuda muito, existem várias opções na internet ou nas lojas online dos smartphones. Encontre aquela que combina com você e a pratique por pelo menos 15 minutos diariamente.
  • Tenha pensamentos positivos e construtivos a seu respeito e a respeito das pessoas a sua volta.
  • Quando algum pensamento de menos valia vier a sua mente, fique atento e troque por pensamentos positivos e construtivos.
  • Cuide da sua alimentação e das suas horas de sono.
  • Coloque foco e energia para encontrar outras formas de como desenvolver a IE no seu dia a dia e aumente a lista acima.

Lembre-se que todo desenvolvimento é um processo que exige determinação, foco, disciplina e “mãos à obra”, e que como todo processo de aprendizagem, algumas vezes a gente acerta e em outras a gente erra. Porém, em algum momento esta nova habilidade passa a ser automática e com isso passamos a viver a vida de uma forma mais positiva e produtiva.

Desejo um excelente ano para você!

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Marcia Sales Longaretti