Forças para recomeçar!

Cada um de nós está em um estágio diferente nesse processo de assimilação do momento histórico que estamos vivendo.

Porém, todos nós precisaremos arranjar forças internamente para seguir em frente. A vida precisa continuar apesar da pandemia e de todos os medos e receios que se instalaram em função dela.

Eu acredito que todos nós temos uma força e uma sabedoria interna que nos guiam e nos dão coragem de levantar todos os dias para cumprirmos mais uma etapa da nossa jornada da vida.

Essa energia que nos move precisa ser canalizada e transformada em combustível para a realização de algo que de fato dê significado maior para as nossas vidas.

Claro que, como disse no artigo anterior, as pessoas que estão em luto precisarão vivê-lo para elaborarem suas perdas e se fortalecerem para que sigam adiante apesar de tudo o que lhes aconteceu. Certamente no tempo de cada um, elas também encontrarão forças para recomeçar.

Porém, para todos os que já elaboram o seu luto, e também para aqueles que não passaram por ele, está na hora de olharmos para além do momento presente e estruturarmos um plano de ação que nos ajude a conquistar novos sonhos e novas metas.

Como mencionei no artigo anterior, estamos vivendo um momento muito delicado como humanidade.

Tivemos muitas perdas desde o início da pandemia da COVID-19 e infelizmente esse processo ainda não acabou e nem temos previsão de quando isso acontecerá.

Há dias desafiadores em que talvez a vontade seja de virar para o lado e continuar dormindo, aguardando o dia em que tudo vai passar. Porém, isso não está no nosso controle.

Esperar significa deixar a vida passar e não aproveitar as oportunidades que um momento como esse podem nos trazer.

Talvez você tenha ouvido falar de pessoas que mesmo nessa pandemia trocaram de emprego, iniciaram um curso que há muito tempo queriam fazer ou que começaram a tocar um instrumento musical.

Você já parou para pensar no que essas pessoas podem ter feito para que isso acontecesse em suas vidas?

Das pessoas com quem tenho contato, muitas estabeleceram metas importantes para suas vidas. Algumas já haviam começado esse processo antes da pandemia e não deixaram esse momento atrapalhar os seus planos, elas continuaram focadas no seu compromisso de conquistar algo que de fato fosse importante para elas.

Se você é líder, você tem um papel importante em traçar metas significativas para você e seu desenvolvimento, e também tem o compromisso de apoiar o seu time nessa jornada.

Com a correria do dia a dia muitas vezes essa responsabilidade é colocada no final da lista de “to do”, talvez porque muitas vezes você não saiba por onde começar.

Pensando nisso, deixo a seguir alguns passos que poderão contribuir com você no processo de estruturação e acompanhamento das suas metas e nas metas do seu time.

  1. Reserve um horário na sua agenda para se dedicar para a construção das suas metas.
  2. Reserve também um horário para conversar com os seus liderados sobre as metas de cada um.
  3. Defina uma meta relevante pensando no que quer atingir nos próximos anos, na sua vida pessoal ou profissional.
  4. Defina as ações que precisarão ser implementadas e garanta que elas sejam SMART, ou seja, especifica, mensurável, aplicável, realista e que tenha tempo de início e término.
  5. Reflita sobre quais habilidades e conhecimentos que você precisará ter para chegar onde deseja.
  6. Anote quais desses conhecimentos e habilidades você já possui e quais precisará desenvolver.
  7. Para os que precisam ser desenvolvidos, identifique estratégias para desenvolvê-los, seja por meio de leitura de livros, cursos, identificação de um mentor, dentre outras tantas possibilidades.
  8. Pense também sobre que outros recursos que você precisará para seguir confiante, com entusiasmo e de forma persistente, realizando cada passo conforme o planejado.


E agora com um plano desenhado, coloque-o em prática. Crie um processo de acompanhamento diário ou semanal para ter certeza de que as ações estão sendo implementadas e de que estão avançando dia a dia. A motivação tende a crescer quando, no balanço das ações planejadas vs realizadas, você tem a sensação de que “se dedicou, fez e conseguiu“.

Faça o mesmo processo com cada liderado da sua equipe e esteja presente ao longo da jornada de cada um deles. 

Lembre-se que, quando temos uma meta a ser perseguida, mesmo que os dias pareçam sombrios, o fato de enxergarmos uma luz no final do túnel nos dará força e coragem para seguir adiante.

Pense nisso!

Me envie sua dúvida, terei o maior prazer em compartilhar minhas ideias e experiências com você.

Te vejo no próximo artigo. 

Marcia Sales Longaretti