Estabelecendo a direção

Liderança é uma competência que tem muitas facetas e implica em obter resultados por meio das pessoas, pois, afinal, não há líder sem seguidores.

O líder é aquela pessoa que inspira, reconhece as potencialidades e desperta o melhor das pessoas a sua volta! Porém, essa é apenas uma das facetas.

Outra, importante, e que deve ser lapidada dia a dia, é do estabelecimento do norte, do caminho a ser percorrido.

O líder precisa ter claro para si qual é o propósito e a meta da organização, da área ou do projeto que comanda, além de que forma essa meta será atingida. Compartilhar essa visão e os valores que o manterão na rota certa é fundamental para que as pessoas se situem e possam oferecer o melhor de si.

As pessoas precisam ter claro o significado do que e por que estão fazendo, para que possam se comprometer genuinamente com essa jornada.

Quando o funcionário consegue perceber que o seu trabalho vai além de um conjunto de atividades, que o mesmo tem um impacto positivo na vida das pessoas e da sociedade, a sua energia e motivação crescem e consequentemente ele passa a dar o seu melhor.

E pensando cuidadosamente nesse ponto, é o líder quem compartilha e contagia a sua equipe nessa visão e nesse significado. É o líder também quem elabora e divulga as estratégias da empresa.

Numa empresa hierarquizada, o líder que ocupa a posição no. 1 se reúne com os demais para mostrar o norte e, juntamente com eles, desenvolver as estratégias que serão implementadas por todos os membros do time.

E para que as estratégias sejam estabelecidas, os líderes precisam visualizar as tendências de mercado e criar planos para transformá-las em vantagem competitiva.

É preciso que esse grupo de líderes exercite o pensamento estratégico, o que significa ter informações de qualidade, ou seja, uma fotografia do ambiente e cenário em que o negócio está inserido, além de saberem trabalhar com essas informações, o que é crucial para o sucesso do negócio.

Aproximando o foco dessa fotografia, seguem abaixo alguns outros pontos importantes que precisam ser considerados nesse processo:

  1. Avaliar as tendências de mercado atuais e futuras.
  2. Fazer projeções do cenário econômico local e global.
  3. Olhar para as ameaças e oportunidades que o mercado oferece, além de uma análise criteriosa da sua estrutura interna.
  4. Identificar e avaliar estratégias para lidar com o que encontrará ao longo dessa jornada, focando no pequeno, médio e longo prazo.
  5. Estar preparado para definir critérios para os processos de tomada de decisões.
  6. Analisar e avaliar os impactos que as decisões terão nas equipes, no negócio, nos clientes e no mercado.
  7. Estar junto das equipes de trabalho, principalmente as que estão na linha de frente, pois estas, certamente, poderão trazer informações valiosas que contribuirão para eventuais ajustes de rota.

Todos os membros do time precisam estar engajados nessa jornada rumo ao futuro de sucesso e os líderes precisam estar preparados, pois são fundamentais para orquestrar os trabalhos das suas equipes.

Isso significa que ter o domínio de si e paixão pelo que faz, conhecer a fundo o seu negócio e seu papel como líder desse grupo, além de estar pronto para tomar as decisões difíceis que surgirem pelo caminho, certamente conduzirá você e a sua empresa para o destino tão almejado por todos!

Convite para reflexão:

Como você e a sua empresa tem se preparado para atuar como líderes que conduzirão seu negócio ao sucesso desejado?

Qualquer dúvida, Estou à disposição!

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti