Desenvolva sua criatividade em 9 passos.

Desenvolva sua criatividade em 9 passos.

Do ponto de vista dos estudos do comportamento humano, Criatividade é “pensar fora da caixa”, é buscar soluções e alternativas diferentes para um problema, uma necessidade ou um objetivo que se quer atingir.

No entanto, trazendo esse conceito para as ações práticas do nosso dia a dia, a criatividade pode ter muitos significados diferentes, uma vez que cada um de nós tem a sua forma de pensar e viver o tema.

A criatividade implica em ter algo a ser solucionado e os caminhos que iremos percorrer nesse processo. Em outras palavras, olhar por perspectivas diferentes para resolver um determinado problema é uma forma de exercitar o pensamento criativo, porque quando fazemos isso, colocamos nosso cérebro para fazer diferentes conexões neurais, trazendo assim novas soluções para uma determinada situação.

É importante reforçar que existem vários níveis de soluções criativas, desde aquela que resolve o problema de uma pessoa até os que revolucionam uma sociedade.

No meu modo de ver o processo criativo, gosto de pensar numa estrutura com começo, meio e fim.

Acredito que precisamos ter um ponto de partida, ou seja, é necessário definir o que queremos trabalhar e essa definição precisa ser SMART (Específica, Mensurável, Aplicável, Realista e com Tempo/prazos bem definidos).

Por exemplo, quero resolver o problema de comunicação entre os funcionários da minha empresa. É importante que eu seja específico(a) a respeito de que tipo de problema eu estou querendo resolver, porque comunicação é um termo muito amplo. Eu posso estar falando de problemas de relacionamento, de logística, de equipamentos, entre outros.

Na sequência, é preciso estruturar e planejar os passos a serem seguidos, para que tenhamos um norte e possamos seguir com confiança e segurança, encontrando a melhor solução possível para a questão.

Pensando nisso, compartilho com você 9 passos que costumo seguir na busca de solucionar um problema no meu dia a dia:

1 – Pense no que você quer melhorar, mudar ou atingir.
2 – Coloque foco: estude, pesquise sobre o tema, veja o que já existe. Ser criativo não significa criar tudo do zero.
3 – Faça anotações, veja o que faz sentido e descarte o que não faz.
4 – Deixe a ideia amadurecer e faça outras atividades.
5 – Crie hipóteses com possíveis soluções.
6 – Teste essas hipóteses.
7 – Quando o “Insight” surgir, anote-o – Normalmente quando você estiver fazendo outras atividades uma solução criativa pode surgir na sua mente.
8 – Apresente essas ideias para o seu líder, para seu cliente, para o dono da empresa e esteja aberto aos feedbacks.
9 – Faça os ajustes necessários e implemente as suas ideias.

Acredite, todos nós somos criativos e pensar de forma criativa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada no dia a dia.

Espero que essas dicas sejam úteis para você.

Boa Sorte e muito sucesso nas suas reflexões.

Nos vemos no próximo artigo.

Abraços,

Marcia Sales Longaretti