Como Liderar Times de Alta Performance

Time de Alta Performance é constituído por pessoas que são felizes por estarem juntas e por fazerem parte de um mesmo propósito, se preocupando genuinamente com seu bem estar, dos colegas e com o sucesso do projeto/atividade em que estão inseridas.

Esse Time tem direção clara e uma meta comum. Seus integrantes estão comprometidos com a visão de onde chegarão e com o trabalho que lhes foi designado.

Eles tem apoio do líder para fazer a atividade e/ou o projeto acontecerem, conhecem os seus papeis e responsabilidades e há respeito e ajuda mútua entre todos os integrantes, porque reconhecem que a força do grupo aparece quando estão todos juntos e focados no que precisa ser feito e dão importância a cada contribuição dos colegas, respeitando diferentes pontos de vista e construindo a partir deles.

O entrosamento e a integração que existem entre eles fazem com que a admiração pelas habilidades e expertises dos colegas seja despertada. Eles estão sempre abertos a aprender, a ensinar e a compartilhar conhecimentos e informações. São ao mesmo tempo independentes e autônomos, conhecendo seu valor individual e comprometidos com a sua performance e com o aprimoramento dos seus pontos fortes e os de desenvolvimento.

Tem comunicação clara e um forte espírito de união, pois acreditam que o sucesso do resultado é a soma dos esforços e talentos individuais. E o líder tem um grande desafio nesse processo de transformação de grupos de trabalho em Times de Alta Performance, porque é a atitude dele que faz a diferença.

O líder comprometido com essa transformação é aquele que dá o apoio e é a referência para todos os membros, compartilhando informações e o sucesso atingido. Esse perfil de líder inspira e fortalece cada membro do time individualmente e pela sua produção em grupo.

 

Pensando em quais seriam os estágios a serem percorridos nessa importante missão, seguem abaixo alguns deles para nossa reflexão:

  1. Ter claro qual é o objetivo/meta a ser alcançada e o que se espera de cada uma das pessoas individualmente e delas trabalhando juntas.
  2. Estruturar o time de trabalho de acordo com as suas habilidades e talentos individuais vs o trabalho a ser desenvolvido.
  3. Comunicar a visão, o propósito, o objetivo e a meta a serem atingidos de maneira clara, expondo suas expectativas e da empresa para cada etapa, incluindo os prazos, resultados e métricas, que garantirão o monitoramento de todo o trabalho ao longo do processo.
  4. Identificar e prover os recursos adequados, incluindo aqui informações importantes que contribuirão para o sucesso do time.
  5. Contribuir com o desenvolvimento individual de cada membro, por meio de feedback e ações de desenvolvimento, fortalecendo assim a performance e maximizando os resultados ao longo de todo o processo.
  6. Criar um ambiente de aprendizagem, estando sempre aberto a contribuir e a estimular a parceria entre os membros.
  7. Mapear juntamente com o time os possíveis obstáculos e planejarem formas de superá-los.
  8. Administrar os conflitos que surgirem, com muita habilidade e segurança, transmitindo a confiança de que os erros fazem parte do processo de aprendizado e que mais importante do que identificar o culpado é buscar uma solução para a situação, refletindo, no contexto do time, como evitar que o mesmo erro/problema se repita, além de prevenir outros erros futuros, despertando assim a responsabilidade de cada um no sucesso do trabalho/projeto.
  9. Estar sempre por perto motivando, estimulando e celebrando com o time cada conquista, de forma a manterem-se sempre alinhados e focados na busca dos melhores resultados.

Convite para reflexão:

O que você tem feito como líder para transformar o seu grupo de trabalho em Time de Alta Performance?

Nos falamos! Estou à disposição!

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti