Coaching de Liderança: uma metodologia para ampliar suas competências como líder

Ser líder é um desafio diário. Não basta apenas sermos bons naquilo que fazemos e estarmos atualizados nas últimas metodologias e tecnologias da nossa área de atuação. Nós precisamos ajudar os membros da nossa equipe a serem as melhores pessoas que eles podem ser, para que com isso contribuam de maneira efetiva com o projeto e/ou atividade em que estiverem inseridos.

É muito importante lembrar que o nosso sucesso como líder depende diretamente do sucesso das pessoas que estão à nossa volta. São elas que estão na linha de frente realizando os trabalhos no dia a dia. E para que elas possam conduzí-los de uma forma mais produtiva, precisam confiar no seu líder e ter a certeza de que ele confia nelas.

Gosto muito da analogia entre o papel do líder e o do maestro regendo uma orquestra. O maestro não toca nenhum instrumento musical, no entanto a sua presença e atuação são fundamentais para o sucesso do espetáculo.

No artigo “Liderar é uma arte que pode ser aprendida”, podemos refletir sobre esse tema e encontrar alguns dos pré-requisitos que precisamos levar em conta quando assumimos esse tipo de desafio em nossa vida.

A ideia do artigo de hoje é explorar um pouco sobre o que é o Coaching de Liderança e apresentar algumas das suas contribuições no processo de desenvolvimento dos líderes.

O que é Coaching de Liderança?

Como falamos nos últimos artigos sobre Coaching de Vida e Coaching Profissional, Coaching é uma metodologia de trabalho estruturada que tem o objetivo de ajudar o Cliente/Coachee a sair da situação atual e ir para a situação almejada por meio de ações presentes que o ajudarão a chegar no futuro desejado.

O Coaching de Liderança é uma área de atuação do Coaching Profissional que visa ampliar o potencial de liderança do Coachee para que ele possa inspirar as pessoas e criar relacionamentos e comportamentos que contribuirão com os seus resultados, dos seus liderados e da organização.

Como em todo processo de Coaching, também no Coaching de Liderança, o autoconhecimento é parte fundamental, porque somente quando nos conhecemos é que podemos nos gerenciar. A partir daí ficamos mais abertos para conhecer o outro e criar relações consistentes e saudáveis com todas as pessoas a nossa volta.

Quem pode contratar?

O Coaching de Liderança pode ser contratado por todo profissional (pessoa física e/ou jurídica) que estiver envolvido na liderança de pessoas, processos ou projetos.

Como funciona na prática?

O Coaching de Liderança é composto por sessões estruturadas de aproximadamente 90 minutos. Todo o processo é realizado por meio de perguntas estruturadas e ferramentas cientificamente comprovadas que ajudarão o Coachee a refletir no seu papel, responsabilidades e atuação como líder. Assim ele poderá identificar quais são os comportamentos que favorecem e quais os que limitam a sua performance.

Como o Coaching de Liderança é uma das áreas do Coaching Profissional, as questões de confidencialidade e fluxo do processo apresentados no artigo anterior, permanecem as mesmas.

Durante o processo de Coaching de Liderança, diferentes temas poderão ser abordados, entre eles:

  • Gestão de relacionamentos;
  • Processo de comunicação;
  • Gestão de conflitos;
  • Competências pessoais que colaboram com a gestão da equipe;
  • Desenvolvimento de pessoas.

Vale relembrar que o Coach é o profissional que conduzirá o processo de Coaching e o ideal é que ele seja uma pessoa com experiência executiva e de gestão de pessoas no mundo corporativo para que possa se conectar mais facilmente às necessidades de desenvolvimento do seu Coachee. E em se tratando do tema liderança, essas experiências prévias, passam a ser um diferencial no sucesso do processo.

Quais os benefícios?

Quando o Coaching de Liderança é bem conduzido, os resultados melhoram a atuação do profissional, da equipe e consequentemente da organização.

Alguns ganhos:

  • Reflexão sobre como o seu comportamento como líder afeta outras pessoas e a sua performance;
  • Ampliação da sua habilidade de inspirar e motivar as pessoas;
  • Melhoria da sua habilidade de compartilhar informações e conhecimentos;
  • Aperfeiçoamento do seu desempenho como líder;
  • Maior clareza da visão de futuro da sua área e empresa;
  • Resultados mais efetivos e consistentes;
  • Processo de comunicação mais claro e preciso;
  • Maior segurança nos processos de tomada de decisão.

Qual a sua opinião sobre como se desenvolver como líder?

Qualquer dúvida estou à disposição!

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti