Coaching de Carreira, quando investir?

Sabemos que a carreira somos nós quem a construímos, que são as nossas escolhas e as nossas decisões que fazem com que ela seja bem sucedida ou não.

O fato de termos uma posição consolidada, um salário que nos atende ou sermos donos de um negócio que vem dando certo não significa que estejamos felizes e realizados. Ou, ainda, podemos estar muito felizes agora, mas, no entanto, quando nos projetamos para o futuro, percebemos que poderia ser interessante fazer algo diferente do que estamos realizando hoje.

Talvez não tenhamos claro exatamente o que queremos para esse futuro, porém temos uma grande vontade de contribuir de uma forma ainda melhor com o mundo a nossa volta.

Podem existir alguns medos, receios e anseios que precisam ser trabalhados, para que então tenhamos claro o que queremos e com isso possamos estruturar um plano de ação concreto, com passos precisos, métricas e recursos necessários para se chegar lá.

Nossa carreira precisa ser encarada como um projeto estruturado de curto, médio e longo prazo. Ela necessita de visão de futuro e metas claras para que possamos estruturar um planejamento com ações consistentes. Precisa também de gestão e de comportamentos de dono do negócio. Somente com esses ingredientes é que poderemos fazer dela um sucesso. E um sucesso que faça sentido para cada um de nós que se encontra nesse momento da vida.

Quando temos claro o que queremos e por quais razões nós o queremos, se torna possível seguir essa jornada com segurança e plenitude, contornando os obstáculos e administrando as variáveis que surgem no caminho.

Essas são algumas das possibilidades a serem tratadas no Coaching de Carreira.

Então vem a pergunta, o que é Coaching de Carreira?

O Coaching de Carreira é uma metodologia estruturada que leva o profissional a pensar naquilo que faz sentido para ele em termos de carreira, com base nos seus valores, nas suas habilidades, nas suas áreas de interesse, nos seus gostos e desejos, além de ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias para que se possa chegar onde deseja.

Quem pode contratar?

O Coaching de Carreira pode ser contratado por pessoas que estão em busca de construir de forma estruturada sua carreira ou para aqueles que já tem uma carreira e querem fazer um balanço de onde estão e traçar novos caminhos para o médio e longo prazo.

Como funciona na prática?

O Coaching de Carreira é conduzido em sessões de aproximadamente 90 minutos.

Como todo processo de Coaching, ele é realizado por meio de perguntas estruturadas e ferramentas cientificamente comprovadas que ajudarão o Coachee/Cliente a:

  • refletir com profundidade a respeito de quem ele é, do que gosta, do que quer para sua vida levando em consideração as diferentes áreas,
  • definir o que deseja conquistar,
  • construir o caminho a ser percorrido com ações práticas, prazos, recursos e métricas,
  • fazer as mudanças necessárias para chegar onde deseja.

Alguns ganhos:

  • O profissional assume o controle da sua carreira, como dono de um negócio que vai dar certo.
  • Ganha consciência das suas habilidades, dos seus talentos e preferências, dos seus pontos fortes e fracos, dos valores pessoais e profissionais.
  • Se aprofunda no conhecimento do cenário em que está vivendo e aprende reconhecer e gerenciar o cenário futuro.
  • Reflete sobre os comportamentos que podem alavancar e os que podem limitar essa jornada.
  • Explora possibilidades de caminhos a serem seguidos.
  • Estrutura um plano de ação com passos sólidos e concretos para chegar onde deseja.
  • Toma decisões com mais segurança e confiança, tendo consciência dos impactos nas diferentes áreas da sua vida.

Convite para sua reflexão: Qual o seu grau de satisfação com o que você faz hoje? Deixe o seu comentário e vamos trocar ideias sobre esse tema.

Nos falamos! Estou à disposição!

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti