A importância de compreender o outro

Para que possamos liderar de maneira efetiva, precisamos nos conectar com a outra pessoa, entender suas necessidades, seus medos, seus anseios, seus sonhos e suas metas.

É necessário entender o que está nas entrelinhas do que está sendo trazido.

É “calçar o sapato” do outro e buscar compreendê-lo de acordo com as perspectivas dele.

Muitas vezes não sabemos como fazer essa conexão, porque não fomos despertados para a importância desse processo ou por não saber como agir.

Como todas as habilidades de um líder, nos conectar com o outro faz parte de um processo que pode ser desenvolvido. Para isso precisamos ter claro onde nós estamos nesse processo e onde queremos chegar, quais os recursos necessários e começar a praticar.

O primeiro passo começa com o exercício de escutar ativamente, que no meu ponto de vista significa:

  1. Escutar o que o outro está dizendo sem fazer julgamentos, dedicando tempo de qualidade para que o outro sinta-se respeitado, acolhido e possa apresentar os seus pontos.
  2. Estar genuinamente interessado naquilo que o outro está trazendo. Isso implica fazer perguntas para compreender o contexto e o que está sendo exposto.
  3. Parafrasear é uma técnica muito rica que consiste em dizer com nossas palavras o que entendemos do que está sendo exposto, pois o processo de comunicação fica mais rico e preciso entre as pessoas envolvidas.
  4. Respeitar o silêncio, pois isso significa que muitas vezes a pessoa que está expondo uma situação precisa de tempo para ajustar as ideias em sua mente, para que então possa continuar falando. O silêncio, além de sinal de respeito, nos ajuda muitas vezes a fazer uma leitura mais aprofundada do que está acontecendo.
  5. Manter o contato visual é fundamental e implica estar 100% presente na conversa. É deixar o telefone, e-mail, TV e qualquer outro fator de distração de lado e participar efetivamente da conversa.
  6. Focar no conteúdo que está sendo trazido e ficar atento para as emoções. É o conjunto entre a razão e a emoção que nos ajuda a compreender o que está acontecendo, permitindo que possamos contribuir da melhor forma para a solução do problema.

Identifiquei na Internet o vídeo chamado “Empatia e Simpatia”, narrado pela Dra. Brené Brown, que exemplifica uma das formas de iniciar a prática de se “Conectar”.

Convite para reflexão:

Como você tem se conectado com as pessoas ao seu redor?

Grande Abraço,

Marcia Sales Longaretti